Painel do Poder: para líderes do Congresso, CPI já abala Bolsonaro

Independentemente dos resultados alcançados e dos senadores que a compõem, a CPI da Covid é considerada pelos parlamentares um fato político forte o suficiente por si só. Assim, leve ou não a condenações, resulte ou não em um processo de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro, os fatos revelados pela comissão são capazes de produz efeitos políticos que impactam a popularidade do governo. É o que mostram resultados da última rodada da pesquisa Painel do Poder, de julho, destacados ao longo desta semana pelo Insider.

De 1 a 5, a nota média dada pelos 70 parlamentares ouvidos sobre a atuação dos membros da comissão foi 3,07. Quanto ao impacto que a CPI produz na sociedade, a percepção é um pouco maior acima da média: 3,25.

Mesmo que no tocante a resultados concretos obtidos até o presente, o sentimento seja menor, abaixo da média: 2,45. Fica clara, assim, a percepção de que a CPI da Covid produz impactos ainda que não chegue a resultados concretos.

A CPI foi criada pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), em 13 de abril, após ordem do Supremo Tribunal Federal (STF). O ato se deu em meio ao mortal recorde de mais de quatro mil vidas perdidas em um único dia pela covid-19.

Combate à pandemia

A pesquisa também revela que 56% dos parlamentares consultados consideram o combate à pandemia de covid-19 como a grande prioridade do Congresso neste momento. Para 18%, a prioridade deve ser a proteção à democracia e à institucionalidade. Destaca-se aqui uma tendência de adesão um pouco superior entre parlamentares autodeclarados como independentes.

Saiba como adquirir a pesquisa ou como contratá-la

De acordo com o levantamento, 10% destacaram a proteção aos vulneráveis; 8% a proteção às empresas; e a retomada dos investimentos públicos foi a opção de apenas 3% dos parlamentares, um da base e um independente. Outros 5% não souberam ou não quiseram responder.

Realizada trimestralmente pelo Congresso em Foco Análise, o Painel do Poder é um importante termômetro para medir os humores e tendências do Congresso Nacional. Os deputados e senadores que respondem ao levantamento estão entre as lideranças mais influentes do Parlamento. Portanto, suas avaliações refletem o sentimento do Congresso como um todo.

Diversas questões relacionadas à pauta em discussão são abordadas na pesquisa. E a avaliação das autoridades é somente uma delas. Mesmo com relação a esse ponto, há bem mais detalhes e aprofundamentos no levantamento. Portanto, para conhecer tudo o que a pesquisa revela, é importante conhecê-la completamente. O que é possível.

Congresso em Foco