COP26 espera plano para eliminar desmatamento no Brasil, diz embaixador britânico

Em entrevista exclusiva ao analista de internacional da CNN Lourival Sant’Anna, o embaixador do Reino Unido no Brasil, Peter Wilson, afirmou que a presidência da COP26 (26ª Conferência das Nações Unidas para a Mudança do Clima) quer ver um plano detalhado do Brasil para combater o desmatamento ilegal.

A expectativa é que o país apresente uma estratégia para eliminar o problema até 2030. “Esperamos que o Brasil vá apresentar um plano para eliminar [o desmatamento] ano por ano”, disse Wilson.

Em abril, na Cúpula de Líderes sobre o Clima, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou que o país se comprometeria a reduzir suas emissões de carbono em 43% e a eliminar o desmatamento ilegal até 2030.

No entanto, um relatório do Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SEEG) publicado nesta quinta-feira (28) mostrou que as emissões de gases que colaboram com as mudanças climáticas cresceram, 9,5% em 2020. A quantia foi proveniente, principalmente, de questões relacionadas ao uso da terra, categoria na qual o desmatamento é o protagonista.

Apesar disso, Wilson não atribuiu falta de credibilidade ao Brasil nesses problemas, ressaltando que todos os países têm os seus desafios.

O embaixador do Reino Unido no Brasil ainda elogiou o país em determinados pontos. “O Brasil tem uma matriz energética muito limpa”, disse.

CNN Brasil