Segunda e última semana dos trabalhos da 57ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Aparecida. Neste fim de semana tivemos o Retiro Espiritual que se concluiu neste domingo com a Santa Missa no Santuário Nacional presidida pelo pregrador do Retiro, o arcebispo Dom José Tolentino Mendonça  arquivista e bibliotecário “da Santa Igreja Romana”.

Nesta segunda-feira os mais de 300 bispos com direito a voto irão eleger a nova presidência da entidade para o próximo quadriênio, sendo: presidente da CNBB, vice-presidente, secretário-geral. E também os doze presidentes das Comissões Episcopais Pastorais e delegado e suplente junto ao Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam).

Como serrão realizadas essas eleições? Eis o que nos disse o assessor de imprensa da CNBB, padre redentorista Rafael Vieira…

Comunicações

12 comunicações, sobre diversos temas, integram a pauta desta assembleia: Laudato Si, Mês Missionário Extraordinário, Programa Missionário Nacional, Bispos Eméritos, Sínodo sobre os jovens, Sínodo Especial para a Pan Amazônia, Congresso Eucarístico Nacional, Comunhão e Partilha, Comissão para a Causa dos Santos, entre outros. Esta edição prevê, inicialmente, duas mensagens e carta final sendo uma ao papa Francisco e outra ao prefeito da Congregação para os Bispos.

Bispos eméritos

Presença também de muitos bispos eméritos de todo o Brasil. Na semana passada tivemos uma Santa Missa dedicada a eles no Santuário Nacional. O celebrante foi o Bispo Emérito de Mogi das Cruzes (SP), Dom Paulo Mascarenhas Roxo.

Durante a homilia, Dom Roxo ensinou pontos marcantes da vida de emérito. Como em todas as fases da vida, existem os fatos bons e fatos ruins de cada momento, que ele chama de “doçuras e ardores”.

Docuras ensina o bispo:

– Bispos Eméritos têm a possibilidade de dinamizar a dimensão mística e contemplativa da vocação episcopal estreitando ainda mais a vocação e laços com o Senhor;

– Têm mais tempo para a intimidade com Deus;

– Melhor frequência e profundidade na oração;

– Experiência mais aberta e forte com o Senhor;

– Diálogo tranquilo e sereno com a vida e a religião;

– Encontros silenciosos e confidenciais com o Pai.

Ardores

– Tristeza;

– Limitações da idade;

– Dependência;

– Se sentir esquecido.

Entre os bispos eméritos presentes nesta Assembleia está Dom Ceslau Stanula, bispo emérito de Itabuna, com quem conversarmos.

Silvonei José – Aparecida/Vatican News

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.