Pastoreio responsável!

Tenho visto muitos populares se chocarem com uma matéria veiculada em um blog local sobre a Quadra de Esporte do Centro Social Monsenhor Antônio Barros.

Em primeiro lugar, quero deixar claro que as fotos foram feitas sem prévia autorização da diretoria do espaço e claro que isso não justifica, porém, durante a pandemia a quadra passou por limpeza geral, este mesmo blogueiro deveria ter ido lá.

Conforme explicou em nota, o Pároco Pe. José Lenilson deixa claro que o Centro Social e suas dependências sempre foram pautas de reuniões administrativas. Eu sou e tenho provas disso.

Chama a atenção que o blog em nenhum momento procurou a direção para saber qualquer informação do andamento referente a recuperação daquele bem, porém, vale destacar que, a quadra está sem utilidade há bastante tempo e inclusive o mesmo blog fez fotos junto a um vereador do município que dizia ter intenções de recuperar a quadra, ficando a “intenção” apenas nas fotos e matéria do blogueiro, pois de concreto não foi feito nada por parte destes que tentam usar a imagem de um bem religioso para tentar ganhar mídia.

É importante destacar que, o Padre Lenilson realiza um pastoreio responsável e tudo tem sido feito por etapas. O que está sendo realizado de concreto pelo Centro Social, tem sido feito com a ajuda dos paroquianos e de aluguéis; nada tem sido feito por parte de quem tenta se promover.

A direção tem buscando apoios juntos aos empresários e é importante destacar que nada é feito da noite para o dia, e isso tem sido feito com diálogo, atitude que faltou por parte de quem publicou a matéria.

Como perguntar não ofende, pergunto ao blogueiro se o mesmo já adquiriu a rifa para ajudar na recuperação do Centro Social? E outra! Por que o blogueiro não procurou a direção para conversar?

Imprensa responsável sempre procura os envolvidos. Tenho certeza que seria e será muito bem recebido para qualquer questionamento.

Ao pároco Padre Lenilson, nossos parabéns pela nota explicativa e coerente. O senhor tem feito um pastoreio responsável, respeitoso e transparente.

Paz e Bem!

Nota de Esclarecimento

Paróquia de Sant’Ana e São Joaquim

NOTA DE ESCLARECIMENTO

São José de Mipibu, 07/02/2021

Saudações de paz e esperança a todos!

Em primeiro lugar, manifestamos nossa gratidão, em nome da Paróquia de Sant’Ana e São Joaquim, a todos os membros da DIREÇÃO DO CENTRO SOCIAL MONS. ANTÔNIO BARROS pelo incansável trabalho de restauração, mesmo com poucos recursos, da parte interna do Centro Social. Seria interessante uma visita para constatação e registros.

Em relação a matéria “QUADRA MONS. ANTÔNIO BARROS EM RUÍNAS”, publicada na página do senhor Alexandre Freire, seguem os esclarecimentos:

1) A Paróquia de Sant’Ana e São Joaquim, através do seu pároco e do Conselho Administrativo trabalha com metas e por etapas, pois seria impossível “atacar” todas as demandas de uma vez, sem contrair dívidas. Trabalhamos com planejamento responsável;

2) A Casa Paroquial (quase bicentenária) também estava em uma situação de risco de desmoronamento (a disposição laudo técnico da Rumo Engenharia) ; a sua restauração foi iniciada em 05 de novembro de 2018 e concluída no dia 05 de novembro de 2020;

3) Desde 2019 há um projeto do Arquiteto Samir Bezerra (ao qual agradecemos pela corresponsabilidade e doação) que está sendo executado na parte interna e externa do prédio, inclusive adaptando a estrutura para torná-la acessível a todos (rampas, apara-corpo etc). O Centro Social era nossa meta para início de uma restauração mais robusta em 2020 mas, com a chegada da pandemia, o projeto teve que ser postergado para 2021/2022.

4) A Paróquia e a Direção do Centro têm conversado com alguns empresários no sonho de restaurar também a quadra em questão . É um sonho que pode se tornar realidade com a participação de todos, inclusive dos formadores de opinião e comunicadores: estamos promovendo (desde o mês de janeiro) uma rifa para aquisição de recursos para a obra.
Os interessados podem procurar a Diretoria para adquiri seus talões e nos ajudar. Isso também é importante! Sejamos proativos;

5) A fotos chocam, de fato, pois o material da restauração interna estava sendo depositado temporariamente lá (na quadra) para não causar transtornos aos transeuntes e vizinhos; mas, antes mesmo dessa matéria, o material estava sendo removido. Também as fotos chocam pelos anos a fio sem uma manutenção mais completa. E esse positivo “choque” deve nos levar a nos perguntar: “ E eu, como antigo usuário, como paroquiano e mipibuense, o que posso fazer para ajudar a salvar este patrimônio histórico e esportivo? ”

Finalmente, aos que frequentam as Missas assiduamente, em nossa Matriz, sabem que esse tema (da RESTAURAÇÃO DO CENTRO SOCIAL E SUA QUADRA) é recorrente em nossos avisos paroquias.

Deus abençoe a todos e avante!

Atenciosamente,

Pe. José Lenilson de Morais
(Pároco)

Membros da Diretoria do Centro Social Mons. Barros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.